quinta-feira, 23 de abril de 2009

Carta de Condução

Recebi hoje a minha carta de condução californiana, uma semana depois de ter passado no exame de condução. Aqui vê-se bem o quanto somos chulados em Portugal para tirar a carta. Quando eu tirei custou-me 85 contos, agora deve tar aí nos 700 euros. Paguei 28 dollars por esta e podia chumbar 3 vezes no código e na condução que não pagava mais.
Fui inscrever-me à DMV, fiz e passei no próprio dia o exame de código quase sem estudar (pedi o exame em português brasileiro e já tinha dado uma olhadela às perguntas e respostas das 5 versões existentes...).
Passado 15 dias fui fazer o exame de condução e neste eles são picuinhas com muita coisa (só não pedem para estacionar e fazer inversão de marcha, é só andar em frente e não borrar muito a pintura) e safei-me :).
Aqui a condução é um pouco diferente de Portugal, por exemplo, podes virar à direita quando o semáforo tá vermelho e não vem nenhum carro, o limite da auto-estrada é de 65Mph (100 Kmh + ou -) mas se o trânsito estiver todo a andar a 80 podes andar a 80 também, podes fazer inversão de marcha nos semáforos e não é proibido ultrapassar pela direita (podes andar a saltitar de faixa em faixa).
Agora já posso ir comprar álcool à vontade, eheheh, sim porque apesar de ja ter 27 ainda me pedem ID para se certificarem que não tenho menos de 21. Eh a minha cara de puto =P

13 comentários:

  1. Epah, em Portugal também podes andar a saltitar de faixa em faixa. Não há nenhuma regra que te impeça de passar pela direita aquele marmelo que vai na faixa do meio da autoestrada...

    ResponderEliminar
  2. Acho que ha mesmo uma lei/artigo no codigo da estrada que proibe essa manobra em Portugal... =P

    ResponderEliminar
  3. Não é a tua cara de puto, mas sim a CARA DE PARVO!!!!!

    Zé nabo

    ResponderEliminar
  4. Tou a ver que ja acabaste a quarta classe... =P

    ResponderEliminar
  5. agora olha...já tens carta californiana não podes fugir a nada...pelo menos eu e a Carlinha fomos espertas...fizemos "merda" enquanto ninguem nos podia identificar!!!ahahhaha...have a nice trip!!

    ResponderEliminar
  6. agora olha...já tens carta californiana não podes fugir a nada...pelo menos eu e a Carlinha fomos espertas...fizemos "merda" enquanto ninguem nos podia identificar!!!ahahhaha...have a nice trip!!
    mafalda

    ResponderEliminar
  7. olá. sou irmã da xana, e sigo o teu blogue porque volta e meia és mais rápido a dizer o que ela andou a fazer... desta vez tenho de fazer uma recomendação, que também fiz à minha irmã...
    por a foto da tua carta de condução com todos os dados disponiveis não é lá muito inteligente...
    espero que a vossa experiencia seja extraordinária como parece que está a ser, e gosto de ler o que escreves
    joana

    ResponderEliminar
  8. parece k tas de tronco nu telmo.tá nice...elas curtem semi nus.

    ResponderEliminar
  9. Irmã da Xana, não tinha pensado nisso não ;)
    Já tá resolvido ;)
    Thanks

    ResponderEliminar
  10. Oh zé, eu tava mesmo todo nú na foto, eh obrigatorio por lei aqui nos states ;) ahahah

    ResponderEliminar
  11. Olá. Já chumbei 2 vezes na condução aqui em Portugal, e como tenho familia na california já pensei em tirar lá a carta (sou natural dos USA), por acaso sabes se depois para ter a carta portuguesa é necessário fazer algum exame cá? Thanks

    ResponderEliminar
  12. ola se eu tenho uma carta de new yorqe posso tranferir para california?
    sabes se e obrigatorio?
    obrigado

    ResponderEliminar
  13. não te consigo dizer com certeza, é que as leis mudam de estado para estado. sei que a portuguesa não dava.

    abraço

    ResponderEliminar